27 de setembro de 2005

PLEBISCITO OU REFERENDO?????



Pois é, dia 23/10/05 teremos de responder a essa pergunta:

?O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil??

Você já sabe o que vai responder? Eu vou pelo NÃO, pois apesar de acreditar que devemos combater a violência, não podemos deixar apenas as armas nas mãos dos bandidos. De alguma forma ainda devemos nos proteger. Não que eu seja a favor de possuir uma arma dentro de casa, mas de alguma forma não podemos ficar assim tão vulneráveis aos bandidos sem nada que nos defenda. Os bandidos estão cada dia mais equipados com armas de última geração e nós pobre mortais ficaremos a mercê disso? Enquanto o nosso governo não tomar providências drásticas para combater a criminalidade não acho que devemos votar SIM.

Enfim, não criei esse post para ser polêmica e sim porque estava curiosa para saber a diferença entre Plebiscito e Referendo, confesso que não sabia e fui pesquisar:

Plebiscito - é plebiscito quando a consulta à população ocorre antes que a lei seja sancionada pelo Poder Legislativo ou Executivo, cabendo aos eleitores julgar a continuidade ou não de determinado projeto;

Referendo - e é referendo quando o projeto já foi aprovado, cabendo à sociedade aceitá-lo ou rejeitá-lo. No caso do desarmamento, será, portanto, um referendo, pois o projeto já foi aprovado no Congresso Nacional.

Assim, já satifiz minha curiosidade agora só me resta cumprir meu dever cívico....rs...

Nenhum comentário: