MULHER DE VERDADE
Deusas de carne-e-osso. Mais carne, é verdade, mas deusas.
Lindas. Mulher-mulher, com jeito, cara, corpo e as imperfeições que toda
mulher deveria ter. Deveria, porque estes dias escravizantes já não lhes
permitem mais.
Foi paixão ao primeiro banho, quando vi minhas gordinhas, baixinhas e
altinhas, nos anúncios do sabonete Dove; sabonete e loção, que levam o
nome de Sistema Firmador Dove. Em meio a podriqueira na qual uma parte da
publicidade brasileira se meteu, essa campanha, criada pela agência
Ogilvy, nos presenteia com uma idéia limpa, bonita e cheirosa; com gente
de verdade e que foge dos surrados e previsíveis trocadilhos de imagens.
A Veja desta semana carimba meu encantamento com essas meninas, dando
destaque para as, agora, modelos Camila Sebastiane e as irmãs Bruna e
Bianca Fiorillo, na Seção Gente. Camila é a baixinha, meu xodó: 1,58
metro, 64 quilos, 37 anos, casada e arquiteta.
Lembra a Juliana Paes, só que mais bonita. E de carne-e-osso, repito. Numa
de suas músicas, Zeca Baleiro diz "baby, sua beleza não precisa de salão de
beleza, sua beleza não precisa de salão".
A frase "a propaganda acabou com o amor", de Arnaldo Jabor, é apenas uma
frase questionável de um ex-diretor de cinema mais questionável ainda.
O fato é que a mulher de verdade está sumindo; sumindo porque a moda, a
mídia, o esposo, o namorado, os amigos e o mercado de trabalho dizem que
ela tem de sumir.
O mundo cobra muito e as mulheres se cobram demais. A não ser o padrão
básico, impõe-se um padrão para aquilo que não tem padrão: o ser humano.
Desligue a TV e vá ler um livro, sugere a MTV.
Da mulher quero também a ferida e o esparadrapo. O gozo e o esporro.
A cobrança e a escravidão não é só uma coisa de corpo, digamos assim, mas
de cheiro também. Até o cheiro vaginal e natural estão querendo sumir com
ele.
Por esses dias, a Lycra estará lançando a lingerie aromatizada:
inicialmente são três tipos de aromas, que, dizem eles, "buscam estimular
os sentidos com sensações de tranqüilidade, equilíbrio e energia".
Sinceramente, dona Lycra, não cheirei e não aprovei. Ora, onde já se viu
falar em tranqüilidade e equilíbrio num lugar desses?
Energia? Tem energia para içar um submarino russo, lady Lycra. Levando-se
em conta que o órgão sexual mais importante é o nariz, lamento, minha amiga,
se você cair nessa, pois é assim que o mundo vai sumindo com você. Até com
o seu cheiro.
Os anúncios do sabonete Dove, além de ser um belo momento da publicidade
brasileira, quebram paradigmas, devolvem o lirismo que estava faltando a
homens e mulheres e a crença na possibilidade de serem felizes do jeito
que são: gente de verdade. E gente de verdade ganha e perde peso, tem
celulite e queda de cabelo, tem bunda caída e bunda arrebitada, e tudo o
mais que você já sabe mas parece não saber.
Parece não saber que por trás de uma fachada existe inteligência,
dignidade, tesão, generosidade, humor, cumplicidade, confiança, estímulo,
otimismo, dedicação, o dar-se e a preocupação com o outro. E que viver é
como comprar um pacote de viagem: às vezes se fica perdido no meio do
caminho. Mas, vá lá: o sofrimento é parte do prazer; e para muitos é aí
que reside a graça. Não se culpe se você é linda e perfeita, e atende os
padrões de beleza do sabonete Lux. Como a generosidade também é um belo
atributo, agradeça a Deus.
Cada um à sua maneira e tão somente à sua maneira, tem o direito de ser
feliz. O Rio de Janeiro, terra das mulheres mais bonitas deste país,
ostenta o maior número de solteiras. Sociologia à parte, fico com as
fofinhas do sabonete Dove. Mulheres de verdade.
Norton Ferreira
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